Compra da Coleção Roquito

Acesse o site da Editora Coruja para comprar os livros da Coleção Roquito. Toda o valor da compra pelo site reverterá para a APAE-Jardinópolis.



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

11º dia - "O Jogo do Mapa"

Distrito de Outra Dimensão, 3 de outubro de 2011 (segunda-feira).


Acordei, lavei o rosto, escovei os dentes, tomei água e comi torradinhas com margarina, uma banana e iogurte.
Escovei os dentes de novo. Eu escovo os dentes duas vezes pela manhã; quando acordo, para tirar o bafinho e para as comidas da manhã ficarem mais gostosas e, depois, para limpar os dentes e a boca dos restinhos da comida. Eu adoro escovar os dentes e ficar com aquele gostinho de menta da boca.

Hoje, depois do almoço, estudei Geografia.
Todos os dias eu estudo alguma coisa, porque meus pais me ensinaram que não devo estudar só para fazer provas, mas para saber as coisas que deixam a nossa vida mais fácil e divertida.

Eu gosto muito de mapas.
Zezinho e eu temos uma brincadeira. A gente estende um mapa da Terra (Mapa Mundi) sobre a mesa. Um fala um país e o outro tem que apontar onde ele está no mapa antes de 10 segundos.
Eu acho que os países mais fáceis de encontrar são os da América do Norte, pois são só três e eles são grandes: Canadá, Estados Unidos e México.
Os da América do Sul, também, são fáceis de achar, porque a maioria é vizinha do Brasil. Só o Chile e o Equador não são vizinhos do Brasil.
Difíceis são os países da Ásia e da África. São muitos! E tem nomes muito engraçados: na África, tem o Zimbábue, o Sudão e outros; na Ásia, tem a Indonésia, o Kwait e muitos outros.

O Zezinho, também, adora mapas e é muito bom na brincadeira e, hoje, me venceu.
Quando eu perco, eu passo a estudar mais ainda os países.
Nós decididos complicar um pouco a brincadeira: além de apontar o local do país no mapa, a gente tem que dizer alguma coisa sobre ele. Por exemplo: o Equador tem o mesmo nome da linha que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul; a China tem as muralhas e fabrica quase todas as coisas que queremos comprar; o Japão tem muitos terremotos, mas também muita comida gostosa, como arroz e peixe, e é onde as pessoas vivem mais tempo; a Rússia tem o maior território da Terra; a Austrália tem os cangurus …
Por falar em cangurus, me lembrei daquela técnica dos carneirinhos e da cerca que o meu pai ensinou para dormir … se vocês não se lembram, leiam o diário no dia 26 de setembro …

Xiii …. o meu pai está com cara de quem já quer me entregar o mapa para chegar até a minha cama!

Até amanhã, então!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário